Parceria: O projeto “Estimando o potencial e a efetividade da conservação da biodiversidade em áreas privadas na Mata Atlântica” foi desenvolvido por Marina Schmoeller do Prado Rodrigues, sob orientação do Prof. Renato Crouzeilles e a parceria com os pesquisadores Dra. Rebecca Runting (The University of Melbourne, Melbourne, Austrália) e Dr. Hawthorne Beyer (University of Queensland, Brisbane, Austrália).
Destaques: O objetivo desse projeto é utilizar modelagem preditiva para mapear o potencial e a efetividade de conservação em áreas de Mata Atlântica, partindo de uma extensa base de dados de riqueza e abundância de espécies dependentes de floresta. O resultado ajuda a explicar como as espécies de distribuem no espaço, uma questão central em ecologia. Além disso, pode fornecer subsídios para a conservação ao indicar locais cuja conservação traria maior benefícios para a diversidade, ou seja, onde estão os maiores números de espécies. Para atingir esses objetivos, além da base de dados de biodiversidade, também foram compiladas, tratadas e organizadas informações espaciais referentes a condições biofísicas (por exempo, clima, solo, topografia) e socioeconômicas (por exemplo, densidade populacional, densidade de rodovias, uso do solo). Utilizando essas informações, estão sendo construídos os modelos. Após o fim do período no exterior, a colaboração continua em andamento e resultará na publicação de um artigo de alto impacto e de um modelo com potencial para aplicação em outros estudos e integração em planejamento para conservação.
Durante o período no exterior, participei do Encontro Anual da Sociedade de Ecologia da Austrália, onde apresentei um artigo do meu grupo de pesquisa. Participei dos seminários do grupo de Ecologia Quantitativa da universidade, bem como dos seminários da Faculdade de Geografia. Realizei também cursos oferecidos pela universidade voltados a ferramentas para pesquisa, como programação e LaTex. Tudo isso permitiu a criação de uma rede de contatos que se mantém até hoje, abrindo possibilidade de novas parcerias e fortalecendo a parceria já existente com as universidades University of Melbourne e University of Queensland.