Parceria: Meu nome é Viviane Dib da Silva, sou aluna de doutorado pelo PPGE/UFRJ e através do programa de internacionalização da CAPES, eu passei 6 meses na Inglaterra, sendo orientada pelo prof. Mark Mulligan, na King’s College London (KCL). Esta parceria foi essencial para o desenvolvimento do projeto “Determinação de áreas prioritárias para a restauração florestal da Mata Atlântica considerando a melhoria na qualidade da água”. Meu orientador do Brasil, o prof. Bernardo Strassburg, fez uma visita à KCL, onde tivemos a oportunidade de conversar sobre possíveis parcerias internacionais envolvendo o nosso grupo de pesquisa aqui no Brasil (o Instituto internacional para Sustentabilidade), a KCLe outros grupos do Reino Unido.
Destaques: Neste projeto, nós procuramos entender em que locais da Mata Atlântica brasileira a restauração florestal traria mais benefícios, considerando a melhoria da qualidade da água.Para isso, foi preciso determinar o impacto humano na qualidade da água para todo bioma. Esta etapa foi desenvolvida durante o período na Inglaterra, onde eu aprendi a usar dois modelos matemáticos, desenvolvidos pelo Dr. Mulligan, que consideram tanto características ambientais, como sociais e econômicas. Essas ferramentas auxiliam no processo de tomada de decisão e elaboração de políticas públicas.Após o retorno ao Brasil, foi possível utilizar estes dados para desenvolver uma modelagem espacial que determinasse as áreas prioritárias a serem restauradas. Esta etapa foi feita em conjunto com a equipe doEsta etapa foi feita em conjunto com a equipe do Instituto Internacional para Sustentabilidade.
O resultado do meu trabalho subsidia a definição de áreas prioritárias para a restauração da Mata Atlântica, especificamente considerando os recursos hídricos, que é uma demanda do ministério do meio ambiente. A definição dessas áreas facilita a criação de leis e incentivos à restauração do bioma, que é um dos o mais degradados do país.Além disso, esta metodologia poderá ser replicada para outros biomas do Brasil, ampliando o projeto. Uma vez que a restauração florestal e a melhoria da qualidade de água perpassam por diversos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, como saúde, bem estar, água potável, ação climática, vida na terra, entre outros, o meu projeto pode contribuir de forma significativa para o alcance dos ODS no Brasil.