Desde o início de 2020, a pandemia do SARS-CoV-2 paralisou o planeta, infectando a população, e ampliando a incerteza no sistema global. Trata-se de um fenômeno sem precedentes, ao entrelaçar-se a crise sanitária às crises econômica, social, e ambiental, aprofundando as desigualdades, a polarização social e política e os desafios de governança global.
O papel da pesquisa e do conhecimento científico é crucial para que sociedade e governos possam enfrentar esta crise multidimensional. Mais do que nunca a missão da Universidade pública, patrimônio da sociedade, se mostra estratégica e crucial. É urgente sua contribuição para o enfrentamento das múltiplas crises, na promoção do conhecimento científico, tanto nas áreas de pesquisa quanto da docência e extensão.
O objetivo da Conferência Internacional Amanhãs Desejáveis é discutir as alternativas para este novo cenário global, apoiando-se na contribuição da ciência, para o questionamento de alternativas políticas e de propostas de mudança da sociedade.
Para tal, a Universidade Federal do Rio de Janeiro mobiliza suas fronteiras de conhecimento nos mais variados campos, incluindo as tecnologias que moldam a 5ª Revolução Industrial, os caminhos já vislumbrados para as sociedades sustentáveis, as áreas da biologia e da saúde; as pesquisas e iniciativas rumo à a transição energética; a reavaliação do futuro da inteligência artificial e de seus impactos; as questões éticas e jurídicas relacionadas com a crise ambiental, com a emergência climática e com as desigualdades. Como os amanhãs desejáveis podem ser compatíveis com os amanhãs possíveis? Qual a contribuição da ciência e da tecnologia para um futuro benigno superando as ameaças e riscos de colapso?
A Conferência, organizada pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (Fórum de Ciência e Cultura) e pelo Programa de Internacionalização (PRINT) da UFRJ, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, será transmitida no YouTube do FCC com tradução simultânea. Inscrições abertas no site.
Clique AQUI para se inscrever e conferir mais sobre a programação.